O Ensino da Psicomotricidade na Educação Física Escolar: um estudo de revisão no portal de periódicos da CAPES

Tainá Rigotti do Nascimento, Tiago Nunes Medeiros, Sérgio Luiz Chaves Alves

Resumo


O presente estudo tem como objetivo compreender o ensino da Psicomotricidade na Educação Física Escolar. Para este estudo foi desenvolvida uma pesquisa de revisão bibliográfica qualitativa nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O estudo trata do ensino da Psicomotricidade na Educação Física Escolar, utilizando como problema de pesquisa a seguinte questão: “Qual a produção acadêmica científica sobre o ensino da Psicomotricidade na Educação Física?”. Para a realização da pesquisa, foram utilizados os seguintes descritores: Psicomotricidade e Ensino. Foram analisados 4 artigos contendo os descritores centralizados. Ao finalizar o processo, pudemos concluir que a Psicomotricidade deve estar presente nas práticas de Educação Física Escolar, independentemente da faixa etária. Entendemos que a baixa produção acadêmica na área sobre o ensino da Psicomotricidade pode representar a falta de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão desta prática pedagógica.


Palavras-chave


Educação Física Escolar. Psicomotricidade. Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, M. F. S. de; BROWNE, R. A. V.; SALES, M. M. Psicomotricidade como ferramenta da educação física na educação infantil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 4, p. 245-257, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 18 de nov. 2018.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 5ª Ed. São Paulo: Scipione. 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º Edição. São Paulo: Atlas, 2002.

NEGRINE, A. da S. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2º Edição. Porto Alegre: EDITA, 1998.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Org.) Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte. 2009.

NÓBREGA, T. P. da; MENDES, M. I. B. de S.; GLEYSE, J. Compreensões do corpo na educação física: análise de conteúdo das revistas EPS (França) e RBCE (Brasil). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 227-234, 2016.

OLIANI, F. F. A influência do futsal na coordenação óculo-pedal em escolares de 8 a 10 anos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 1, p. 97-102, 2009.

SILVÉRIO, J.; CUNHA, N. B. Avaliação psicomotora de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 37, n. 1, p. 77-99, nov. 2016.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Trajetória Multicursos