Educação Física e a Formação Docente para a Inclusão

Juliana Homem da Silva, Tiago Nunes Medeiros

Resumo


O presente estudo trata sobre a formação docente em Educação Física com foco na Inclusão, no qual apresenta o problema: Como a formação docente em Educação Física está relacionada com perspectiva de educação inclusiva? A pesquisa tem por objetivo compreender a formação dos professores de Educação Física e sua relação com a inclusão a partir de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram realizadas duas etapas de estudo cuja primeira baseou-se numa busca dos descritores de Educação Física Escolar, Formação Docente e Inclusão. A próxima etapa tende a analisar os textos extraídos na primeira a fim de certificarmos a centralidade desses descritores na produção científica. Dentre as informações coletadas, destaca-se o fato de que os professores estão saindo das universidades sem formação inicial para trabalhar com alunos de inclusão. Conclui-se através da perspectiva dos autores que é necessário haver uma modificação nos currículos universitários para que o assunto INCLUSÃO possa ser potencialmente abordado pela comunidade escolar.

Palavras-chave


Educação Física Escolar. Formação docente. Inclusão.

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