A textualidade em produções escritas de alunos do Ensino Médio

Diego Roque, Estêvão Tertuliano Pereira, Rosângela Leffa Behenck

Resumo


Este estudo apresenta a análise de produções textuais, de caráter dissertativo-argumentativo, produzidas por alunos de Ensino Médio, a partir da perspectiva da Linguística do Texto. A escolha pela tipologia dissertativa deve-se ao fato de que, dada a necessidade de apresentação e defesa de um ponto de vista, as produções colocariam em evidência alguns elementos da textualidade indispensáveis ao processo de argumentação. Beaugrande e Dressler (1983) apontam como características responsáveis pela textualidade os fatores pragmáticos (envolvidos no processo sociocomunicativo) e os fatores conceituais e linguísticos (coesão e a coerência), que tiveram uma maior atenção nesta pesquisa. Segundo Costa Val (1999), “a coerência é considerada o fator fundamental da textualidade porque é responsável pelo sentido do texto”; já a coesão, seria “a manifestação linguística deste sentido” (ibidem, p. 7-8). Dessarte, foi possível perceber (1) o mau uso dos elementos de retomada, que ferem a continuidade do texto, isto é, anáforas discordantes do seu antecedente; (2) a ausência de elementos da progressão, sem ao menos apresentar a topicalização da nova frase que forma o parágrafo; e, consequentemente, (3) o dano à articulação do texto (concomitante à não contradição) no momento em que o autor não deixa claro o encadeamento lógico do texto. Portanto, é de suma importância o estudo da textualidade nas produções textuais dos alunos, para a formação do(a) professor(a)


Palavras-chave


textualidade; coesão; coerência; dissertação; ensino.

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Referências


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