Grau de instrução e o mercado de trabalho

Liane Broilo Bartelle, Gilberto Broilo Neto

Resumo


O presente estudo trata de questões pertinentes à empregabilidade envolvendo o grau de instrução dos candidatos e o mercado de trabalho. Averigua, também, o nível de escolaridade que as empresas requerem para cada cargo determinado, questionando se as pessoas que compõem o quadro de funcionários realmente têm o conhecimento ideal ou se estão ocupando uma posição hierárquica na organização em função de ter algum apadrinhamento envolvido na sua contratação. Afinal, o que se busca investigar é a importância da educação superior como processo que acarreta em um diferencial competitivo para os candidatos que procuram, nos estudos acadêmicos, adquirir as aptidões exigidas pelas organizações e que podem deixá-los em uma posição de destaque frente aos demais indivíduos. Através de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, a temática desta investigação é analisada e discutida cientificamente conforme as teorias propostas por Silva (2016), França (1994), Oliveira (2004), Volpi (1996), dentre outros, que possibilitam ao leitor ter uma visão clara sobre a problemática central e assim, em sua conclusão, ser capaz de diferenciar um candidato tecnicamente apto para assumir uma vaga de emprego comparando com outro participante do processo seletivo que não atende a todas as condições requeridas e que é escolhido para o cargo a partir de um relacionamento com funcionários dessa entidade contratante.


Palavras-chave


Grau de Instrução; Mercado de Trabalho; Empregabilidade; Competências.

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