Integração do TPACK no uso das Redes Sociais numa escola pública

Ketlin Lugiane Spies, Adão Caron Cambraia

Resumo


As revoluções tecnológicas e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação têm estimulado a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, complementares a todo o processo de ensino e aprendizagem, envolvendo assim estudos sobre os saberes docentes necessários ao desenvolvimento do TPACK[1]. Este artigo é resultado de pesquisa realizada em uma escola no município de Nova Candelária - RS, em março de 2018, cujo objetivo foi entender como se apresenta o TPACK na utilização das redes sociais para transformar a sala de aula em um espaço mais comunicacional. O TPACK perpassa pelos usos das redes sociais numa escola pública? O referido tema foi escolhido por se tratar de um assunto que envolve grande parte dos jovens. As redes sociais têm alterado a maneira como vivemos e afeta o meio político, econômico e, principalmente, a educação. A pesquisa é um estudo de caso com procedimentos qualitativos para levantamento e análise dos dados, onde foi aplicado um questionário para os professores. Ao identificar 1 professor de 8 pesquisados que diz utilizar redes sociais digitais fizemos novos questionamentos ao mesmo para entender como ocorre a aliança entre educação e redes sociais. Percebemos que a maioria apesar de utilizar as redes sociais em sua vida cotidiana não possui um conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo.

[1] Sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge (Conhecimento Pedagógico Tecnológico do conteúdo).


Palavras-chave


Redes Sociais. Educação. Internet. TPACK

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