EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS CENÁRIOS BRASILEIRO E MEXICANO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE AS ECONOMIAS DA AMÉRICA LATINA

Jonathan Guedes da Silva Ricardo

Resumo


Este trabalho tem por finalidade compreender um pouco mais sobre a Educação de jovens e adultos e suas particularidades a partir de um acompanhamento pedagógico no Brasil e no México. Buscar-se-á, por meio de uma complexa atividade de leitura mais aprofundada sobre a questão aqui colocada, perceber como essa modalidade educacional é enxergada tanto pela sociedade civil como pelos Governos centrais dos dois países, além dos esforços enfrentados pelos educadores, a realidade dos alunos e o resultado dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nos espaços empíricos em que este trabalho se deu cabo. As observações ocorreram em uma escola municipal do Rio de Janeiro durante o ano letivo de 2015, e numa escola do distrito de La Villita, no Estado de Jalisco, no Oeste Mexicano, durante o primeiro semestre letivo de 2016. Neste trabalho defender-se-á a necessidade da (re)invenção de uma nova escola/pedagogia que valorize os alunos pelo que eles são, com a consolidação de um espaço em que se garanta a construção conjunta do conhecimento visando à formação crítica para a atuação ativa dos indivíduos na sociedade. Além disso, tratar-se-á de enfatizar a importância de se desconstruir aquela ideia da EJA como uma política assistencialista, como muitos enxergam, mas como uma política que faz valer aquilo que diz as constituições dos dois países, de que a Educação é direito de todos e de todas, sobretudo para nós que acreditamos que a formação se dá nas mais diversas etapas da vida, e não exclusivamente no período da infância e da juventude.


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; Brasil; México; Direito à Educação; Concepções geográficas.

Texto completo:

PDF [Português Brasil]

Referências


BARRETO, V. et al. Coleção Trabalhando com Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Brasília, DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro gráfico, 1988. 292 p.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA Y GEOGRAFÍA. Analfabetismo. Disponível em: http://cuentame.inegi.org.mx/poblacion/analfabeta.aspx?tema=P. Acesso em: 10 de fevereiro de 2017.

___________. Población rural y urbana. Disponível em: http://cuentame.inegi.org.mx/poblacion/rur_urb.aspx?tema=P. Acesso em: 11 de fevereiro de 2017.

MÉXICO. Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. Disponível em: http://www.ordenjuridico.gob.mx/Constitucion/articulos/3.pdf. Acesso em 23 de fevereiro de 2017.

___________. Dirección general del bachillerato. Telebachillerato Comunitario. Disponível em: http://www.dgb.sep.gob.mx/servicios-educativos/telebachillerato/. Acesso em: 18 de dezembro de 2016.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006.

RICARDO, J. G. S.; THEES, A. V. A construção de uma literacia matemática, o “olhar etnomatemático” nas salas de aula e a criatividade como destino. Boletim do Labem. Niterói, v. 5, n. 9, p. 46-55, jul./dez. 2014.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Orientações curriculares da Educação de Pessoas Jovens e Adultas – Área específica: Língua Portuguesa e Matemática.Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4246634/4104946/LinguaPortuguesaPEJAIePEJAII.pdf. Acesso em: 25 de outubro de 2015.

ROBLES, J. N.; NAVARRO, D. M. Analfabetismo en México: una deuda social. Realidad, datos y espacio - Revista internacional de estadística y geografía. Vol. 3, n. 3, set.-dez. 2012.

THEES, A.; FANTINATO, M. C. Professores que lecionam matemática na EJA: concepções e práticas letivas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.20, n. 2, p.267-290, jul./dez.2012.

ULIANA, E. R. Estágio supervisionado: uma oportunidade de reflexão das práticas na formação inicial de professores de ciência. In: IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Trajetória Multicursos