Expectativas Profissionais dos Alunos do Curso de Design Gráfico

Breno Arno Hoernig, Paulo Fossatti

Resumo


O presente artigo trata da forma como os alunos, principalmente os de primeiro semestre do curso superior de tecnologia em Design Gráfico, manifestam suas expectativas ao ingressar no Ensino Superior. O objetivo deste trabalho é identificar as expectativas dos alunos que iniciam sua graduação no curso de Design Gráfico que é oferecida por uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices) situada na grande Porto Alegre. A pesquisa envolve revisão na literatura. A metodologia adotada é de natureza mista (qualitativo-quantitativa), com o uso de tabelas ilustrativas para caracterizar uma unidade de análise e o emprego de uma questão semiestruturada, onde se fez sua unitarização e sua categorização.  Fez-se uso do programa estatístico SPSSna construção das tabelas cruzadas e de gráficos. Nos resultados encontrados, observa-se a preocupação em obter habilidades e competências específicas nesta área de atividade profissional e que a maioria dos alunos elegem esta graduação como a primeira por ser de um curso de curta duração e, principalmente, como um meio rápido de ingresso ao mercado de trabalho. Conclui-se que como uma das formas de incentivar a permanência do aluno e posteriormente sua conclusão, é o de buscar atender suas expectativas desde o momento que ingressa na instituição de ensino superior.

 


Palavras-chave


Design Gráfico. Expectativas. Mercado de Trabalho.

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