Livro didático para o ensino de Surdos: Uma análise sobre as questões editoriais

Sandy Mary Azevedo Bonatti, Vinícius Martins Flores

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise documental realizada como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, realizado em 2016. O objetivo do estudo é discutir a qualidade de livros didáticos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais da disciplina de Língua Portuguesa, e propor considerações sobre as especificidades para uma elaboração e escolha de um livro didático que atenda alunos surdos. Sabe-se que os livros didáticos no Brasil atualmente são escolhidos pelos professores e sua aquisição e distribuição são feitas por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), sentiu-se a necessidade de averiguar como são estes livros direcionados para o ensino de surdos no espaço inclusivo, tendo como enfoque, neste trabalho, as questões editoriais dos mesmos. Dessa forma, foram analisados dois livros de ensino de Língua Portuguesa para 4º e 5º ano que foram distribuídos nacionalmente, pertencentes a coleção Portas Abertas. Ao final das análises percebeu-se que os livros didáticos para o ensino de surdos exibem características editoriais específicas, porém necessitam de um olhar diferenciado que considere a Libras como a primeira língua de instrução do aluno surdo. 


Palavras-chave


Educação de surdos. Libras. Livro didático. PNLD.

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