Criança Feliz (Re)vivendo a Cultura Açoriana: Práticas da História e da Cultura na Infância

Catiana Gafforelli Espindula, Carla Marisa Weber, Itamara Simoni Bassani

Resumo


Este trabalho é o relato do projeto desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, no município de Osório/RS, com crianças de zero a cinco anos de idade, no ano de 2016. Com práticas do currículo da Educação Infantil que buscam articular as experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio histórico e cultural, o projeto Criança Feliz (Re)Vivendo a Cultura Açoriana, resgata parte de nossa história que foi o povoamento, da então Vila da Serra, por açorianos, reconhecendo nossa identidade cultural, despertando o sentimento de pertencimento da nossa gente e de nosso lugar. Utilizando pesquisas e entrevistas com famílias, palestra com a historiadora Marina Raymundo, busca e resgate de materiais e acervos, procurou-se envolver as famílias das crianças e suas contribuições. Através de atividades como saídas a campo, visita a Sala Açoriana, Império do Divino, observação dos vestígios da arquitetura de origem açoriana na cidade, confecção de brinquedos como pipa, brincadeiras com pião e bilboquê, culinária, artesanato como as rosetas de crochê, a religiosidade expressa nos festejos do Divino, a musicalidade, as danças e os instrumentos musicais, buscou-se conhecer e vivenciar diferentes aspectos das contribuições da cultura Açoriana. A atividade de encerramento do projeto foi o Chá Açoriano, momento de socialização dos conhecimentos e vivências das crianças. Como resultado obteve-se uma maior aproximação e valorização do trabalho desenvolvido na instituição junto às crianças, bem como a busca constante pelo pertencimento como base para a construção da identidade e a formação de sujeitos culturais.


Palavras-chave


Educação Infantil. Cultura Açoriana. Resgate Cultural.

Texto completo:

PDF [Português Brasil]

Referências


BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: 2009. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/

volume3.pdf> Acesso em: 22 ago.2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Porto Alegre: Paz e Terra, 2002.

BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Traduzido por: Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Escola Infantil: P’ra que te quero? In. CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Orgs). Educação Infantil: p’ra que te quero? Porto Alegre: UFRGS, 1998.

KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Orgs.). Infância e produção cultural. 6.ed. São Paulo: Papirus, 1998.

KRUGER, Ann C.; TOMASSELO, Michael. Aprendizagem Cultural e Cultura da Aprendizagem. IN: OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy. Educação e Desenvolvimento. Traduzido por Dayse Batista e Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PRAMLING, Ingrid. Entendendo e Dando Poderes à Criança como Aprendiz. IN: OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy. Educação e Desenvolvimento. Traduzido por Dayse Batista e Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Traduzido por Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Trajetória Multicursos