O fazer docente e o currículo: onde atuam e o que pensam as alunas egressas do curso de Pedagogia da UNICNEC

Eliane Araujo Schneider, Andriza Cunha de Jesus, Tassia Rodrigues Telles

Resumo


Este estudo apresenta resultados da pesquisa realizada com professoras egressas do Curso de Pedagogia da UNICNEC sobre o fazer docente e as concepções de currículo, objetivando analisar as concepções de currículo presente nos discursos de egressas, investigar as concepções de currículo considerando as teorias contemporâneas, assim como avaliar os reflexos da formação teórica a respeito do currículo proposto pelo Curso de Pedagogia. O aprofundamento desta temática fundamentou-se em saberes teóricos propostos por Silva (1999/2001), Santomé (1998), Deleuze e Guattari (1995), Tardiff (1991), Nóvoa (1995). Para a realização deste estudo utilizou-se como caminho metodológico a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório com levantamento de dados por meio de entrevistas. Foi significativo ouvir das professoras que estão acompanhando as mudanças paradigmáticas a respeito do currículo e os reflexos destas mudanças no ambiente da escola, repensando seus fazeres e procurando enxergá-los de forma integrada e abertos a construções em rede. Ainda, o estudo contribuiu para que as discussões e aprendizados sobre a temática do currículo permaneçam vigentes já que não se esgota diante das demandas contemporâneas das possibilidades de aprendizados diversos e constante, assim como a ampliação de fazeres docentes mais próximos do contexto. Conhecer o percurso de egressas faz parte das ações de uma instituição formadora já que colabora para que sejam repensados os itinerários formativos dos acadêmicos do curso de Pedagogia através das matrizes curriculares  que transversalizam o currículo e que dialogam com os espaços das escolas através da formação inicial e continuada.  


Palavras-chave


Currículo. Educação. Formação de professores

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Referências


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