Enredo discursivo: dizeres dos sujeitos abarcados pelo atendimento educacional especializado na região Litoral Norte/RS

Daiana Bastos da Silva Santos, Helena Venites Sardagna

Resumo


Resumo: o presente trabalho analisa dados acerca do processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva nas escolas públicas de educação básica da região Litoral Norte, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tem como objetivos: aprofundar e contribuir para a produção de conhecimento sobre as políticas de inclusão escolar, mais especificamente do AEE no contexto estadual do RS, bem como identificar demandas emergentes acerca da inclusão em escolas públicas da região em questão. A abordagem qualitativa utiliza a técnica de entrevistas semiestruturadas, compreendidas dentro de um campo discursivo, que controla e regula a produção discursiva. Os dados foram descritos, analisados e organizados em eixos, a partir das recorrências discursivas elencadas das entrevistas semiestruturadas. A abordagem analítica baseia-se na análise do discurso, a partir da noção foucaultiana de discurso (FOUCAULT, 2002), considerando também a perspectiva da educação inclusiva, no cruzamento com o contexto da investigação. Da pesquisa emergiram alguns apontamentos, como o delineamento de dois movimentos nos dizeres das entrevistadas: primeiro um movimento de visibilidade da necessidade de se operacionalizar a inclusão de acordo com as políticas públicas; um segundo movimento que vai dizer a respeito da perspectiva inclusiva e dos processos inclusivos vistos de diferentes lugares dentro da educação.


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão.

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