O uso do cinema como ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil

Felipe Parisoto, Daiane Belloli da Silveira

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo compreender a importância do uso do cinema em sala de aula, assim como apresentar os métodos sugeridos pelos autores contemporâneos de forma a contribuir com a metodologia do ensino na Educação Infantil. Ainda, com base em estudo de caso em turmas do Maternal II e Jardim de uma Escola de Educação Infantil do município de Osório, buscaremos observar como o cinema vem sendo utilizado como ferramenta de ensino e se está enquadrado nas orientações metodológicas de nossa bibliografia. Para coleta de dados, realizamos entrevista com professoras desta área de ensino, com o intuito de entrelaçar com a teoria apresentada.

Palavras-chave


Cinema, Metodologia, Ensino

Texto completo:

PDF [PORTUGUÊS BRASIL]

Referências


ALMEIDA, José de Milton. Imagens e sons a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.

BRASIL. Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20/12/1996. 4ª edição. Revista- atualiza - ampliada. São Paulo: Edipro, 2010.

FABRIS, Eli Henn. Hollywood e a produção de sentidos sobre o estudante. In: Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

KRAMER, Sônia. A política pré-escolar no Brasil: arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2001.

LEITE, Ligia S. Tecnologia educacional descubra suas possibilidades em sala de aula. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.

MEC. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.Ministério da Educação. Secretária de EducaçãoBásica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. –Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

SILVA, Salete. T. de A. A linguagem cinematográfica na escola: uma releitura d’O Rei Leão. In: Outras Linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2000.

VIEIRA, Ricardo. Processo educativo e contextos culturais: notas para uma antropologia da educação. In: Ensino e educação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Trajetória Multicursos