Brinquedoteca, organização e métodos: Relato de experiência

Giselle Frufrek, Liana Pinto Tubelo

Resumo


O presente relato de experiências teve por objetivo contextualizar a experiência em brinquedotecas públicas municipais de Capão da Canoa e na brinquedoteca acadêmica UNICNEC. Mediante pesquisa e observação do comportamento lúdico infantil, estas brinquedotecas conceberam-se em sua organização espacial através das orientações de  André Michelet (2011). A partir destas, elaborou-se a organização do ambiente, os rituais de convivência lúdica e a conduta de mediação do brinquedista. Desenvolvemos, diante dessa prática, estudos neuropsicológicos que auxiliaram no desenvolvimento de metodologias para elaboração dos materiais lúdicos dispostos nos setores da brinquedoteca, tendo como norte a intenção de estimular as funções psicológicas superiores através do uso exploratório dos brinquedos e materiais. Os rituais e combinados de convivência lúdica são igualmente essenciais como orientadores internos do corpo infantil. 


Palavras-chave


Brincar; Brinquedoteca; Educação lúdica; Aprender.

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