ATOS EDUCATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SABERES DOS ADULTOS JOVENS ACERCA DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Resumo
O presente estudo teve como objetivo ealizar atos educativos como possibilidade de ressignificação do conhecimento dos adultos jovens acerca das infecções sexualmente transmissíveis. Foi utilizada a abordagem qualitativa descritiva por meio da metodologia da pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual com 15 estudantes do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, localizada no município de Cajazeiras, Paraíba – Brasil, no ano de 2019. Foram executadas três ações educativas, sendo estas realizadas por meio de encontros dialogados e aplicação de jogos educativos. Para a realização da avaliação das ações foi utilizada entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram analisadas de acordo com o uso da técnica de Discurso do Sujeito coletivo. As intervenções educativas se fundamentaram nas temáticas encontradas no diagnóstico situacional: Compreensão dos adultos jovens acerca das IST’s; Sentimentos e sensações relacionados as IST’s; Problemas e dificuldades percebidas no âmbito de convívio acerca das IST’s; Assistência prestada por profissionais de saúde acerca das IST’s; e Ações e atividades essenciais para a prevenção das IST’s no público adulto juvenil. As ações educativas se caracterizaram como ferramenta efetiva para o processo de ensino-aprendizagem em saúde.
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