CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DOS PROTOCOLOS DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR POR ENFERMEIROS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Vinicius de Lima Torres, Nidea Rita M DICK, Joyce Mara Serafim Kollet, Joseli Nascimento Pinto

Resumo


RESUMO

 A parada cardiorrespiratória (PCR) é o momento em que o coração deixa de bombear sangue para os órgãos vitais do corpo. A mortalidade no Brasil varia entre 250 e 300 mortes súbitas ao ano. O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos enfermeiros da atenção primária do município de Tramandaí/RS, verificando se conhecem e agem conforme o protocolo de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) diante de uma PCR. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no período de fevereiro a junho de 2019. Foi  observada  a  predominância  do  sexo feminino 71,4%  e 28,6% masculinos; com média de idades entre 30 e 49 anos; a maioria 57,2% possui tempo de formação na graduação entre 10 a 20 anos; os 100% dos participantes possuem cursos de atualização e capacitação não necessariamente com conhecimento atualizado em RCP. Constatou-se que enfermeiros da atenção primária conhecem, mas não agem conforme os protocolos de RCP atualizados. Há maior prevalência de profissionais do sexo feminino, possuem cursos, capacitações e pós-graduação na área de urgência e emergência. Percebe-se que não houve capacitações periódicas ou até mesmo educação continuada na atenção primária à saúde até o momento da pesquisa, os profissionais frequentaram uma disciplina específica em sua graduação de urgência e emergência.

Descritores: Reanimação cardiopulmonar; Suporte básico de vida; Educação continuada; Enfermeiro; Atenção Básica de Saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento a Atenção especializada. Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2013.

American Heart Association. AHA. Destaque das Diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE [Internet]. EUA: American Heart Association; 2015 [acesso 2019 jan. 15]. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN nº 564, de 06 de dezembro de 2017. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem [Internet]. Brasília, DF: COFEN; 2017.

Costa KP, Botarelli FR, Fernandes APNL, Carvalho DPSRP, Araújo JNM, Vitor AF. Atuação da equipe de enfermagem no atendimento à parada cardiorrespiratória cerebral. Cult Cuid. 2015; 19(42): 147-53. 19(42): 147-53. Doi: https://doi.org/10.13037/ras.vol16n56.4928.

Brasil. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2012.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2010.

Pereira RSM, Pinheiro MBGN, Bezerra AMF, Bezerra KKS, Bezerra WKT, Abreu RA, Vieira AL. Parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar: conhecimento de enfermeiros de um hospital público no Alto Sertão Paraibano. Inform Téc Semiárido. 2015; 9(2): 1-10.

Diaz FBB, Novais MEF. Alves KR, Cortes LP, Moreira TR. Conhecimento dos enfermeiros sobre o novo protocolo de ressuscitação cardiopulmonar. Rev Enferm Centr O Min. 2017; 7: e1822. doi: https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1822.

Guimarães HP, Olivato GB, Pispico A. Ressuscitação cardíaca pré-hospitalar: do pré-hospitalar à sala de emergência: minutos que salvam uma vida-suporte básico. Rev Soc Cardiol. 2018; 28(3): 302-11.

Assalin ACB, Oliveira LN, Souza AR, Grazziano ES, Machado RC. Programa de treinamento teórico/prático in loco para enfermagem acerca das manobras básicas de ressuscitação cardiopulmonar. Rev Pesq: Cuid Fundam Online. 2019; 11(2): 495-501. Doi: ttps://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.495-501.

Resende RT, Barbosa ACS, Luiz FS, Santos KB, Frank DBP, Motta DS, et al. Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre suporte básico de vida. Rev Enferm UFPE online. 2019; 13(5): 1231-6. Doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i5a238984p1231-1236-2019.

Freire ILS, Santos FR, Nascimento ACS, Medeiros AB, Silva BCO, Cavalcante CAA. Validation of questionnaire for the evaluation of knowledge of nursing teachers and students on the basic life support. J Nurs UFPE online. 2017; 11(12): 4953-60. Doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a23556p4953-4960-2017.

Everett-Thomas R, Yero-Aguayo M, Valdes B, Valdes G, Shekhter I, Rosen LF, et al. An assessment of CPR skills using simulation: Are first responders prepared to save lives? Nurse Educ Pract. 2016; 19: 58-62. Doi: 10.1016/j.nepr.2016.05.003.

Conselho Federal Enfermagem. Perfil da enfermagem no Brasil: principais informações [Internet]. Curitiba: COREN/PR; 2015 [acesso em: 6 abr 2019]. Disponível em: http://www.corenpr.gov.br/portal/images/lai/RelatorioConcisoPerfilEnfermagem.pdf.

Santos RP, Hofstatter LM, Carvalho ARS, Alves SR. Intervenção educativa sobre parada cardiorrespiratória intra-hospitalar: conhecimento dos profissionais de enfermagem de unidades médico-cirúrgicas. Rev Eletr Enferm. 2017; 19: a26. Doi: https://doi.org/10.5216/ree.v19.39945.

Barros FRB, Luiz-Neto M. Parada e reanimação cardiorrespiratória: conhecimento do enfermeiro baseado nas diretrizes da American Heart Association 2015. Enferm Foco. 2018; 9(3): 13-8. Doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2018.v9.n3.1133.

American Heart Association. Guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Part 4: Systems of care and continuous quality improvement. Circulation. 2015; 132:S397-413.

Tobase L, Peres HHC, Tomazini EAS, Teodoro SV, Ramos MB, Polastri TF. Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato. Rev Latino-Am Enferm. 2017; 25: 1-8. Doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1957.2942.

Laprovita D, Fernandes FC, Almeida LP, Corvino MPF, Cortez EA, Braga ALS. Educação Permanente no atendimento pré-hospitalar móvel:perspectiva de Emerson Merhy. Rev Enferm UFPE online. 2016; 10(2): 4680-6. Doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i12a11538p4680-4686-2016.

Silva LGS, Castro MN, Andrade VF. Atuação do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória no ambiente intra-hospitalar. J Health Connec [Internet]. 2018 [acesso em: 15 mai 2019].; 3(2): 27-45. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/journalhc/article/viewFile/4966/47964996.

Sade PMC, Peres AM. Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro: diretriz para serviços de educação permanente. Rev Esc Enferm USP. 2015; 49(6): 988-94. Doi: 10.1590/S0080-623420150000600016.

Silva KR, Araújo SAST, Almeida WS, Pereira IVDS, Carvalho EAP, Abreu MNS. Parada cardiorrespiratória e o suporte Básico de vida no ambiente pré-hospitalar: o saber acadêmico. Saúde. 2017; 43(1): 53-9. Doi: https://doi.org/10.5902/2236583422160.

Santos GAB, Gonçalves FA, Bruzzi FAF, Santos AC. Conhecimentos básicos sobre suporte básico de vida (SBV) em estudantes universitários. Rev Eletr Facimedit. 2016; 5(1): 42-53.

Sade PMC, Peres AM. Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro: diretriz para serviços de educação permanente. Rev Esc Enferm USP. 2015; 49(6): 988-94. Doi: 10.1590/S0080-623420150000600016.

Santos LP, Rodrigues NAM, Bezerra ALD, Souza MNA, Feitosa ANA, Assis EV. Parada Cardiorrespiratória: Principais desafios vivenciados pela enfermagem no serviço de urgência e emergências. Rev Interd Saúde. 2016; 3(1): 35-53.

Silva KR, Araújo SAST, Almeida WS, Pereira IVDS, Carvalho EAP, Abreu MNS. Parada cardiorrespiratória e o suporte Básico de vida no ambiente pré-hospitalar: o saber acadêmico. Saúde. 2017; 43(1): 53-9. Doi: https://doi.org/10.5902/2236583422160.

Santos EA, Bomfim AMA, Hita LF, Souza MECA. Disciplinas optativas: experiência de interprofissionalidade na formação de futuros profissionais de saúde. Rev Enferm UFPE online. 2014; 8(11): 4017-23. Doi: 10.5205/reuol.6679-58323-1-ED.0811201426.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde