A IMPORTANCIA DE INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS ASSOCIADAS AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO DE CRIANÇAS: Uma revisão literária

Júlia Duvina Toffoli, Alessandra Marques Cecconello

Resumo


Este estudo pretende identificar a importância das intervenções  psicológicas associadas ao tratamento oncológico de crianças a partir de uma  revisão literária. Utilizou-se como base de dados as Biblioteca Eletrônica  Científica (SCIELO), Google Acadêmico, Site do Instituto Nacional do Câncer  (INCA) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Foram encontrados uma diversidade  de artigos referentes ao tema, sendo selecionados 15 para a leitura, destes, apenas 11 foram incluídos na revisão, segundo os critérios de inclusão e  exclusão. No campo das doenças, o câncer se apresenta como o grande vilão,  sendo este um conjunto com mais de 100 doenças que têm em comum o  crescimento desordenado de células invasoras de tecidos e órgãos. Trata-se de uma doença que vai além do desastre físico-biológico, o efeito que o diagnóstico  provoca no campo emocional dos pacientes e sua rede de relações é igualmente  engrandecido, amplificado quando atinge crianças. O papel do psicólogo  associado ao tratamento oncológico faz com que haja uma maior visibilização de  uma área específica da psicologia, denominada psico-oncologia. Diante da  complexidade do câncer e dos problemas biopsicossociais por ele acarretados,  tanto para os pacientes pediátricos quanto para suas famílias, é relevante  considerar todos os aspectos envolvidos na doença, enfatizando a importância  da equipe multidisciplinar, e especialmente, o papel do psicólogo e suas  intervenções como um fator importante durante o processo, seja ele de  diagnóstico, de acompanhamento durante o tratamento ou após alta, como  também em situações de cuidados paliativos e apoio à família, em casos de  morte do paciente pediátrico. Os artigos utilizados apresentaram a importância  e descreveram algumas intervenções realizadas na área de psico-oncologia  pediátrica, no entanto percebeu-se a carência de informações sobre a real  efetividade das intervenções realizadas, bem como seus benefícios e aspectos  positivos da abordagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira. Câncer Infantil: intervenção, formação e pesquisa em psico-oncologia pediátrica. Psicol. hosp. vol.4, n.1. São Paulo, 2006.

BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Protocolo de diagnóstico precoce para oncologia pediátrica [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. –

Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

CARDOSO, Flávia Tanes. Câncer infantil: aspectos emocionais e atuação do psicólogo. Rev. SBPH v.10 n.1 Rio de Janeiro, jun. 2007.

CARVALHO, Maria Margarida. Psico-oncologia: história, características e desafios. Psicologia USP Vol. 13, N°.l, 151-166. São Paulo, 2002.

FONSECA, Renata; CASTRO, Marcelo Matta. A importância da atuação do psicólogo juntos a pacientes com câncer: uma abordagem psico oncológica. Psicologia em Saúde e Debate (ed. Especial) pg. 54-72. São Paulo – 2016.

GURGEL, Luciana Araújo; LAGE, Ana Maria Vieira. Atuação psicológica na assistência à criança com câncer: da prevenção aos cuidados paliativos. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4 – n. 1, pág. 83-96, jan./jun. 2013.

HOHENDORFF, Jean Von. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Em: KOLLER, Sílvia H; COUTO, Maria Clara P. de Paula; HOHENDORFF, Jean Van (orgs). Manual de Produção Científica. Dados eletrônicos – Porto Algre: Penso, 2014.

Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Incidência, mortalidade e morbidade hospitalar por câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens no Brasil: informações dos registros de câncer e do sistema de mortalidade. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.

Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Coordenação de Prevenção e Vigilância de Câncer. Câncer da criança e adolescente no Brasil: dados dos registros de base populacional e de mortalidade. / Instituto Nacional de Câncer. – Rio de Janeiro: INCA, 2008.

Institudo Nacional de Câncer (Brasil). Câncer infantojuvenil. Instituto Nacional de Câncer. – Rio de Janeiro INCA, 2019.

JUNIOR, Áderson L. Costa. O desenvolvimento da psico-oncologia: implicações para a pesquisa e intervenção profissional em saúde. Psicol. cienc. prof. vol.21 no.2 – Brasília, 2001.

SANTOS, Renato Caio Silva; CUSTÓDIO, Lucas Matheus Grizotto. Psico oncologia pediátrica e desenvolvimento: considerações teóricas sobre o adoecimento e os lutos decorrentes do câncer infantil. Psicologia.pt. – 2017.

SCANNAVINO, Camila Saliba; et al. Psico-oncologia: atuação do psicólogo no Hospital de Câncer de Barretos. Psicologia USP 24(1), pg. 35-53. São Paulo – 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde