ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA COM JOGADORES QUE TIVERAM LESÕES NO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

Tainara Silva Lopes da Silva, evandro fortino fortino, tais silva silveira

Resumo


O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, tendo milhões de jogadores. Sendo uma modalidade coletiva, bastante exigente, tanto no que se diz ao nível tático como ao nível físico, caracterizando-se pelo intenso contato físico, com movimentos curtos, rápidos e não contínuos, tais como a aceleração, desaceleração e mudanças rápidas de direção. Os jogadores de futebol treinam no seu limite máximo, ficando mais susceptiveis a terem várias lesões. A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA), é bastante comum em atividades esportivas como no futebol onde o joelho faz o movimento de rotação e acaba por romper o ligamento cruzado anterior. O ligamento cruzado anterior (LCA), fica localizado no joelho fazendo a ligação do fêmur com a tibia, assim quando ele se rompe se sente uma dor no local e o joelho fica com uma instabilidade vindo mais para a frente do que o normal.Visando esta problemática, o objetivo  do presente estudo é realizar uma revisão da literatura, a fim de mostrar como os jogadores de futebol estão sucetiveis a terem  lesões no ligamento cruzado anterior ( LCA).Para tanto foi realizada uma revisão da literatura, através da plataforma de dados Google Acadêmico e Scielo. Dentre os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 17 (dezesste) artigos para integrar esta revisão.Este estudo nos mostra como é que ocorrem as lesões no ligamento cruzado anterior dos jogadores de futebol de alta performace, que ocorrem quando o jogador  sofre um impacto e o joelho torce com o pé fixo ao chão, e como a porção póstero-lateral deste ligamento é muito tensa assim quando o joelho esta em extensão, ela caba por se lesionar com uma grande frequencia. É de suma importância que haja orientações e informações sobre as lesões que os jogadores de alta performace podem vir a ter durante a prática desportiva e também sobre como se ocorre o tratamento desta lesão.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


- Cruz-Ferreira, A., Marujo, A., Folgado, H., Gutierres Filho, P., & Fernandes, J. (2015). Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 21(3), 236-241.

- Astur, D. C., Xerez, M., Rozas, J., Debieux, P. V., Franciozi, C. E., & Cohen, M. (2016). Lesões do ligamento cruzado anterior e do menisco no esporte: incidência, tempo de prática até a lesão e limitações causadas pelo trauma. Revista Brasileira de Ortopedia, 51(6), 652-656.

- Dambros, C., Martimbianco, A. L. C., Polachini, L. O., Lahoz, G. L., Chamlian, T. R., & Cohen, M. (2012). Efetividade da crioterapia após reconstrução do ligamento cruzado anterior. Acta Ortopédica Brasileira, 20(5), 285-290.

- Kleinpaul, J. F., Mann, L., & dos Santos, S. G. (2010). Lesões e desvios posturais na prática de futebol em jogadores jovens. Fisioterapia e pesquisa, 17(3), 236-241.

- de Menezes Stewien, E. T., & de Camargo, O. P. A. (2005). Ocorrência de entorse e lesões do joelho em jogadores de futebol da cidade de Manaus, Amazonas. Acta Ortopédica Brasileira, 13(3), 141-146.

- TO, P. A. O. I. A. (2007). Avaliação da evolução de lesões associadas à lesão do ligamento cruzado anterior. Acta Ortop Bras, 15(2), 105-108.

- Sampaio, T. C. F. V. S., & Souza, J. M. G. D. (1994). Reeducação proprioceptiva nas lesões do ligamento cruzado anterior do joelho. Rev Bras Ortop, 29(5), 303-9.

- Alonso, A. C., Brech, G. C., & Greve, J. M. D. A. (2010). Técnicas de avaliação proprioceptiva do ligamento cruzado anterior do joelho. Revista Acta Fisiátrica, 17(3), 134-140.

- Januário, M., & de Barros Júnior, E. A. (2019). Complicações pós-cirúrgicas da reconstrução do ligamento cruzado anterior. Fisioterapia Brasil, 4(6), 402-408.

- Araújo, A. D. S. (2019). Reeducação neuromuscular e proprioceptiva em pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior. Fisioterapia Brasil, 4(3), 217-222

- Pereira, W. S., & de Souza, A. L. V. (2012). Benefícios da cadeia cinética fechada na reabilitação de pacientes com lesão do ligamento cruzado anterior. Corpus et Scientia, 8(1), 60-66.

- Pereira, W. S., & de Souza, A. L. V. (2012). Benefícios da cadeia cinética fechada na reabilitação de pacientes com lesão do ligamento cruzado anterior. Corpus et Scientia, 8(1), 60-66.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde