A EFETIVIDADE DA TÉCNICA DO MINDFULNESS PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA: uma revisão sistemática da literatura.

Luana Michele da Silva Alves, Fernanda Marques Paz

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo analisar pesquisas com intervenções baseadas em mindfulness para crianças com sintomas de ansiedade, visando à compreensão sobre essas intervenções para o público alvo. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, para a escrita deste artigo foi utilizado o BVS Biblioteca Virtual em Saúde, SCIELO, (Scientific Eletronic Library Online); PEPSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), MEDLINE (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica) durante os meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2019. Inicialmente foram encontrados 28 artigos, após a verificação dos critérios de inclusão, foi selecionado seis estudos para compor a amostra deste trabalho. A revisão evidenciou que o mindfulness vem se mostrando uma ampla ferramenta podendo ser utilizada como técnica para sintomas ansiosos em crianças. O mindfulness se constitui em um fenômeno complexo, aliado as terapias de terceira onda. As intervenções apresentadas revelaram os efeitos em relação à mindfulness, dentre elas, habilidades de observar conscientemente as suas experiências internas e externas sem distorção e reatividade afetiva, cognitiva ou fisiológica, respondendo adequadamente às situações do seu cotidiano, sendo elas estressantes ou não. Diante disso, os resultados se mostram promissores para o público-alvo, familiares e profissionais que atuam nesta área.     

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DOI: http://dx.doi.org/10.29327/211045.4.2-9

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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde