A EFETIVIDADE DA TÉCNICA DO MINDFULNESS PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA: uma revisão sistemática da literatura.
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ASBAHR, F.Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos, Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº2(Supl), 2004.
ASSAGIOLI, R. Psicossíntese: as bases da psicologia moderna e transpessoal, São Paulo, Cultrix, 2013
BENNINGFIELD, M. M.; POTTER, M. P.; BOSTIC, J. Q. EducationalImpactsofthe Social andEmotionalBrain. ChildandAdolescentPsychiatricClinicsof North America, 2015.
CAÍRES M. SHINOHARA H.; transtornos de ansiedade na criança: um olhar nas comunidades; Revista brasileira de terapias cognitivas, Rio de Janiero, v. 6, n. 1, p. 62-84,2010.
CARUSO, D.R.; SALOVEY, P. Liderança com inteligência emocional.In: liderando e administrando com competência e eficácia. São Paulo. M. books, 2007.
CICERO, S. The ImpactofMindfulnessonAnxietyandCopingStrategies in Children: A QuantitativeStudy. The CollegeatBrockport: StateUniversityof New York, 2013.
CORBETTI, M. The effectof a mindfulnessmeditationinterventiononattention, affect, anxiety, mindfulness, and salivar cotisol in schoolagedchildren. Florida AtlanticUniversity, Florida, 2011.
CONLON,D. S. B.; MAYNARD, B. R.; BRENDEL, K. E.; FARINA, A. S. J. Mindfulnessbased interventions for youth with anxiety: a systematic review and meta-analysis. American Family Children’s Hospital, University of Wisconsin, Madison, WI, USA, P.1-11,2017
DINELLI L. ASSUMPÇÃO A. intervenções baseadas em mindfulness para crianças com sintomas de ansiedade: Revisão integrativa. Revista da graduação em psicologia da PUC, Minas, v.3 nº6, p.67-78, 2018.
DSM-V. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2013.
ETHERINGTON, V; COSTELLO, S. Comparing Universal andTargeted Delivery of a Mindfulness-BasedProgram for Anxiety in Children. JournalofPsychologistsandCounsellors in Schools, p. 23-38, 2019.
FORTES, P; WILHELM, A; PETERSEN, C; ALMEIDA, R. Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos. Contextos clínicos. v. 2, nº 2, 2019.
FRIARY, V. Qual o benefício de mindfulness na infância? In:Mindfulnesspara crianças: estratégias da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBTC).Novo Hamburgo: editora Sinopsys, p.15-16 ,2018.
FRIARY, V. O que é a terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBTC)? In:Mindfulnesspara crianças: estratégias da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBTC).Novo Hamburgo, editora Sinopsys, p.105-108 ,2018.
GELDERT, A.Effectsof Yoga andMindfulness-BasedPracticeson Stress andAnxiety in ChildrenandAdolescents.Master of Social WorkClinicalResearchPapers. Universidade de S.T Catherine, 2017.
GERMER, C. K. Mindfulness: O que é? Qual é a sua importância? In: GERMER, C. K.; SIEGEL, R. D.; FULTON, P. R. Mindfuless e psicoterapia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, p. 2-36, 2016.
GERMER, C. K.; SIEGEL, R.; FULTON, P.;Mindfulness: O que é? Qual é a sua importância? In: Mindfuless e psicoterapia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, p. 2-36, 2016.
GIRARD T. FEIX L. mindfulness: concepções teóricas e aplicações clinicas, Revista das ciências da saúde do oeste baiano, Higia, p.94-124. 2016.
GONÇALVES, D.H.; HELDT, E. Transtorno de ansiedade na infância como preditor de psicopatologia em adultos. Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre, V.30, n.3, p.533-41,2009.
GOODMAN, T.A. Trabalhar com crianças. In: GERMER, C. K.; SIEGEL, R. D.; FULTON, P. R. Mindfuless e psicoterapia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, p. 247-266, 2016.
GUIMARÃES, S. S. Técnicas Cognitivas e Comportamentais.In: Psicoterapias cognitivo-comportamental um diálogo com a psiquiatria.Porto Alegre: Artmed, 2011.
KBAT-ZINN, J. Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness (2a ed.) New York, Bantam Books, 2013.
KABT-ZINN, J. Mindfulness-based interventions in context: Past, present, and future. Clinicalpsychology: scienceandpractice, 2003.
KRAIN, A.; GHAFFARI, M.; FREEMAN, J.; GARCIA, A.; LEONARD, H.; PINE, D. AnxietyDisorders In Martin A; Volkmar (Eds.). Lewis ́s ChildandAdolescentPsychiatry: A comprehensiveTextbook. Four Edition. Philadelphia:Linppincot Williams &Wilnkins, 2007.
LEAHY, R. L.; TIRCH, D.; NAPOLITANO, L. A. Atenção Plena (Mindfulness) IN: Regulação Emocional em Psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, p. 111-137, 2013.
LEAHY, R. L.; TIRCH, D.; NAPOLITANO, L. ARegulação Emocional em Psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Porto Alegre, Artmed,2013.
LIMA, M.P.; OLIVEIRA, A.L; GODINHO, P. Promover o bem-estar de idosos institucionalizados: um estudo exploratório com treino de mindfulness. Revista portuguesa de pedagogia, Coimbra, V.45, n.1, p.165-83,2011.
MENEZES, C.B.; DELL’AGLIO, D.D. Porque meditar? A experiência subjetiva da pratica de meditação. Psicologia em estudo, Maringá, V. 48, N.3, P. 135-41,2008.
MELO, W. et al. Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014.
MANFRO, G. & ASBAHR, F. R. Estudo retrospectivo da associação entre transtorno de pânico em adultos e transtorno de ansiedade na infância. Revista Bras. Psiquiatria, 2002.
PETERSEN, C.; BUNGE, E.; MANDDIL, J.; GOMAR, M. Terapia Cognitivo-Comportamental para os transtornos de Ansiedade,2010.
REINECKE, M.; DATTILIO, F.; FREEMAN, A. Terapia Cognitiva com crianças e adolescentes. Relatos de caso e a prática clínica. LPM editora,2009.
ROEMER, L.; ORSILLO, S. M. Ansiedade: aceitar o que vem e fazer o que importa. In: GERMER, C. K.; SIEGEL, R. D.; FULTON, P. R. Mindfuless e psicoterapia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, p. 171-188, 2016.
RAHAL, G. Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 22, n. 2, p. 347-358, Aug, 2018.
REJESKI,W. Mindfulness: reconnectingthebodyandthe mind in geratric medicine andgeratology. thegeratologist, Winston-salem, v.48, n.2, p135-41,2008.
SEMPLE, R. J. Mindfulness-basedcognitivetherapy for Children: A RandomizedGroupPsychotherapyTrialDevelopedtoEnhanceAttentionandReduceAnxiety. 2005. Tese (Doutorado) – Universityof Southern California, 2005.
THIENGO, D; CAVALCANTE, M; LOVIS, G. Prevalência de transtornos mentais entre crianças e adolescentes e fatores associados: uma revisão sistemáticaJ. bras. psiquiatr. vol.63 n.4, Rio de Janeiro, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.29327/211045.4.2-9
Apontamentos
- Não há apontamentos.
R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde