REVISÃO DE PADRÕES ERGONÔMICOS NA REDE DE ENSINO ESCOLAR

Maria Amélia Bagatini, Carolaine Guedes dos Santos, Joana Borges Lima Sena, Milena de Oliveira de Oliveira Bastos, Philipe Souza Corrêa, Tatiana Cecagno Galvan, Carolina Pacheco de Freitas Thomazi

Resumo


Os ambientes escolares têm como obrigação ofertar condições positivas, porém principalmente nas escolas públicas, a baixa preocupação ergonômica diminui os valores investidos no mobiliário escolar, não levando em consideração a adaptação ao aluno e professores. O presente estudo teve como objetivo avaliar a acessibilidade ergonômica nas escolas públicas, buscando identificar fatores capazes de influenciar na saúde dos funcionários e alunos dessas escolas. Baseou-se em estudos por meio de pesquisas bibliográficas em estudos acadêmicos, livros e materiais legislativos, ilustrando a importância da acessibilidade e da ergonomia dentro do ambiente escolar, para assim ter uma diminuição dos problemas posturais e acidentes durante o deslocamento dentro desses ambientes. Foram utilizados livros de cunho legislativo, acessibilidade e inclusão, pesquisas em artigos de acesso gratuito - Scielo, PubMed, Google acadêmico -, buscas de materiais realizadas via internet em materiais legislativos - Subchefia para assuntos jurídicos - disponíveis pelo governo e legislação básica da educação – Ministério da educação -,  incluindo estudos relevantes para o assunto. Embora tenhamos leis e normas específicas para uma adequada acessibilidade e ergonomia em qualquer ambiente social, o nível de acessibilidade oferecida principalmente em ambientes escolares é precário na maioria das vezes, principalmente nos quesitos acessibilidade, ergonomia escolar e prevenção de acidentes. Nesses casos, o cumprimento das legislações se faz presente apenas em algumas redes privadas. Concluindo, a participação da ergonomia no planejamento do mobiliário escolar é de suma importância, a partir de uma política intervencionista no ambiente escolar, visando melhorias nas condições de ensino e aprendizagem. Práticas de prevenções, adaptações e adequações de mobiliários e do ambiente de ensino, tornam-se necessárias para um melhor desempenho educacional de professores e alunos.


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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde