INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE ESCOLAR E ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA

Larissa Oliveira Spidro, Fernanda de Almeida Faustino, Caroline dos Santos Melo, Pâmela Fabiele da Silva Fernandes, Philipe Souza Corrêa, Tatiana Cecagno Galvan, Carolina Pacheco de Freitas Thomazi, Lisandra de Oliveira Carrilho

Resumo


Segundo Silva e Carvalho (2017), a educação é um direito de todos, é dever da família e do Estado promover e incentivar juntamente com a sociedade um desenvolvimento pessoal para cada criança No Brasil, a inclusão é garantida por leis, que defendem a criação e execução de políticas públicas para a formação de professores para a educação inclusiva, numa tentativa de diminuir os efeitos da exclusão e atender à nova ordem vigente, que é a de ensinar a todos, sem distinção. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão de literatura, a fim de mostrar como é a inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais e o quão é importante para o desenvolvimento mental dessas, frente aos desafios que são lançados diariamente. Foram utilizadas as seguintes plataformas para a coleta de dados: Google acadêmico, Scielo, PubMed. Vinte e seis artigos complementaram esta a revisão de literatura a presente pesquisa. Esse estudo nos mostra como é o processo de inclusão escolar e sua importância com crianças com necessidades especiais para o desenvolvimento físico e psíquico. Apesar de várias escolas aderirem com a inclusão escolar, podemos concluir que ainda tem muita a ser feito para se adaptarem a um programa de inclusão escolar especifico para suprir a necessidade de cada aluno, seja ele deficiente visual, auditivo, autista ou com paralisia cerebral. É de suma importância que equipes multidisciplinares atuem em parceria com a escola e a família, para melhor o desenvolvimento do aluno, e assim, orientar os professores para as necessidades dos alunos dentro de suas especificidades, adaptando-se a cada um dentro da sua sala de aula.


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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde