ERGONOMIA DA SALA DE AULA: RESTRIÇÕES POSTURAIS IMPOSTAS PELO AMBIENTE ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA DANÇA COMO INTERVENÇÃO

Daniele Ruckert, Cláudia Vieira Guillén, Alice Scheffer, Kayana Rodrigues, Tatiana Cecagno Galvan, Carolina Pacheco de Freitas Thomazi, Philipe Souza Souza Corrêa

Resumo


A escola é o local que o aluno passa grande parte do seu tempo, conforme a carga de atividades propostas. Através de uma revisão bibliográfica, objetivou-se verificar fatores que influenciam na saúde dos alunos, através do ambiente escolar. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Pubmed, como apoio para o desenvolvimento do artigo sobre ergonomia e reeducação postural, sendo utilizadas as palavras-chave “ergonomia”, “escoliose”, “má postura”, “dança”, “postura das escolas”, “mobílias escolares”, “dança nas escolas”, “postura dos estudantes”, “peso das mochilas”, “dança” e “fisioterapia”. A partir dos 28 estudos selecionados, verificaram-se fatores que influenciam na saúde do estudante, como inadequação dos mobiliários escolares, peso excessivo das mochilas e alterações dos aspectos posturais na sala de aula. A prática da dança no processo de aprendizagem surge como uma alternativa aos professores de diversas áreas, como por exemplo, a Geografia, explorando a região de onde surgiram as primeiras coreografias; Matemática, utilizando a contagem de movimentos de uma dança, bem como as figuras geométricas formadas com os movimentos do corpo; Português, quando se criam músicas. Além disso, a dança permite desenvolver e aprimorar a psicomotricidade, coordenando os movimentos dos braços, pernas, cabeça e tronco. Podemos concluir há muitas barreiras ambientais para uma boa saúde postural nas escolas, sendo de extrema importância priorizar as melhorias físicas e intervencionistas no ambiente escolar, possibilitando aos alunos atributos que facilitem a sua presença em sala de aula, priorizando sempre a saúde, conforto e o desempenho do mesmo. A dança aparece como uma alternativa dinâmica onde promove melhora do processo de aprendizagem e das alterações posturais, podendo ser combinada ao plano escolar de ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


Fernandes AG, Comiran F, Panatto J, Medeiros PK, August D, Bluyssen PM, et al. Inadequação Ergonômica E Desconforto Das Salas De Aula Em Instituição De Ensino Superior Do Recife-Pe. Rev Bras em Promoção da Saúde. 2011;21(1):19–28.

Moro AP. Ergonomia da sala de aula: constrangimentos posturais impostos pelo mobiliário escolar. Lect Educ física y Deport. 2005.

Badaro AFV, Nichele LFI, Turra P. Investigação da postura corporal de escolares em estudos brasileiros. Fisiot e Pesq. 2015;22(2):197-204.

Bormio MF, De Oliveira SAP, Da Silva JCP. A Eficiência do Método EWA na Avaliação do Risco de Acidentes em Mobiliário Escolar: Um estudo de caso.2008.

Benini J, Karolczak APB. Benefícios de um programa de educação postural para alunos de uma escola municipal de Garibaldi, RS. Fisiot e Pesq. 2010;17(4):346-351.

Santos FMV, De Freitas SF. Avaliação da usabilidade de ícones de aplicativos de dispositivo móvel utilizado como apoio educacional para crianças na idade pré-escolar. Bluc Desig Proc. 2015;2(1):1361-1373.

Rodrigues S, Montebelo MIL, Teodori RM. Distribuição da força plantar e oscilação do centro de pressão em relação ao peso e posicionamento do material escolar. Rev Bras Fisioter. 2008;12(1):43–8.

Gouvali MK, Boudolos K. Match between school furniture dimensions and children’s anthropometry. Appl Ergon. 2006;37(6):765–73.

Costa MSS, Ferreira AS, Felício LR. Equilíbrio estático e dinâmico em bailarinos: revisão da literatura. Fisiot e Pesq. 2013;20(3):299-305.

Abrahão JI, Pinho DLM. As transformações do trabalho e desafios teórico-metodológicos da Ergonomia. Estud Psicol. 2002;7(spe):45–52.

Vaqueiro AJ, Ercolini ST, Aranda LS, Simões D. Análise ergonômica da interface conjunto aluno individual de uma instituição pública municipal de ensino. In: Congresso de extensão universitária da UNESP. Univ Est Paulist. 2015;1-6.

De Souza GA, Cruz MEJ. Aspectos ergonômicos aliados a ferramentas digitais aplicados na readequação de carteiras escolares. Bluc Engin Proceed. 2016;3(3):502-513.

De Souza CEA, Da Silva PVGB, Da Rocha RR, De Freitas VRB. Análise fotogramétrica da postura sentada em crianças de uma escola estadual do municio o de Caruaru-PE. Rev Insp Mov & Saude. 2016;10(3).

Noll M, Fraga RA, da Rosa BN, Candotti CT. Fatores de risco associados à intensidade de dor nas costas em escolares do município de Teutônia (RS). Rev Bras Ciencias do Esporte. 2016;38(2):124–31.

DE SÁ, Cleber Luiz et al. Avaliação do peso e da forma de carregar o material escolar de alunos que deixam seus livros na escola. Saúde (Santa Maria), v. 41, n. 1, p. 105-110, 2015.

Agostini B, Palomares E. Dança Educação no meio universitário: expectativas e necessidades. Rev Bras de Ed Física, Esporte, Lazer e Dança (Refeld). 2008;3(3):61-68.

Costa AG, Monteiro EMLM, Vieira NF, Barroso MG. A dança como meio de conhecimento do corpo para promoção da saúde dos adolescentes. DST J Bras Doenças Sex Transm, 2004;16(3):43-9.

Marques IA. Dançando na escola. Motriz. 1997;3(1):20–8.

Guimarães EL, Santana JM, Guimarães EL. Aplicabilidade da dança terapêutica para recuperação funcional de portadores de distúrbios percepto-motores. Rev Online das Fac Integradas Fafibe, 2005.

Cavasin CR. A Dança Na Aprendizagem. Assoc Educ Leonardo da Vinci. 2007;3:1–8.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde