DEFICIENTES AUDITIVOS NO AMBIENTE ESCOLAR REGULAR: REALIDADES ENFRENTADAS PERANTE A INCLUSÃO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Yasmin dos Santos Borges, Carolina Fagundes Capaverde, Amanda Franciele Valandro, Cassandra Machado Ramos, Carolina Pacheco de Freitas Thomazi, Philipe Souza Corrêa, Lisandra de Oliveira Carrilho, Tatiana Cecagno Galvan

Resumo


Atualmente busca-se integrar a vida escolar dos deficientes auditivos no meio social, devendo tais indivíduos contarem com o apoio da escola em que ingressar e, também com o auxílio da sociedade no qual estão inseridos. Porém, embora o processo de inclusão no ambiente escolar regular seja algo concreto, muitos são os pontos negativos que ainda o permeiam e fazem com que a qualidade do ensino seja inferior, em relação ao de alunos ouvintes. Por esse motivo, teve-se por objetivo investigar as dificuldades vividas por deficientes auditivos, pais e professores para sua inclusão no ambiente escolar regular. Foi realizada pesquisa, usando a base de dados Scielo, com os descritores “inclusão escolar” e “surdos”. Foram encontrados 15 artigos dos quais 13 constituíram o presente estudo. Ainda, foram utilizados artigos, acrescentando “professores” e “mães” nas palavras chave, além de livros que abrangiam a linguagem dos surdos e a inclusão no meio escolar. Os professores relatam um sentimento de desafio, insegurança e reforçam a importância do interprete no processo de inclusão. Eles utilizam imagens que são muito benéficas na hora da aprendizagem. A experiência de inclusão é tão satisfatória para os alunos ouvintes, quanto para os surdos, pois eles tornam-se cidadãos menos preconceituosos. A visão dos pais é positiva em relação à inclusão dos filhos em escola regular, porém lhes faltam compreender mais sobre o processo de escolarização. Eles também compreendem o quanto ser presente nesse processo, auxilia ainda mais na aprendizagem e diminui as dificuldades dos seus filhos nesse meio. Conclui-se que as realidades enfrentadas por deficientes auditivos perante o processo de inclusão vão desde a falta de preparo das escolas até a falta de conscientização da sociedade em que estão inseridos. São necessárias alternativas para mudar esse cenário, ainda mais para que esse público não tenha tanta dificuldade no processo de escolarização e no meio social.


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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde