O AUTOCUIDADO DA SAÚDE MENTAL DE PSICÓLOGOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Mirele Rodrigues de Melo, Luciane Marques Raupp

Resumo


Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa sobre o autocuidado da saúde mental de psicólogos. Foram utilizados quatros dos onze estudos obtidos em bases digitais, resultantes dos buscadores “autocuidado and psicologia” “saúde mental de psicólogos” “cuidar de si and psicologia”, “autocuidado e saúde mental” “saúde do psicólogo”, “saúde do trabalhador de psicologia”. Os estudos encontrados mostraram que há poucas pesquisas a cerca do tema e todas trouxeram o pouco investimento e descaso com saúde dos profissionais de saúde e o baixo investimento deles mesmos em sua própria saúde. Salienta-se então para importância de conscientizar os psicólogos e estudantes de psicologia para este autocuidado.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Carolina Guimarães. A Saúde Mental está doente! A síndrome de Burnout em psicólogos que trabalham em Unidades Básicas de Saúde. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2008.

BRASIL, Departamento de Atenção Básica, disponível em acessado em 25 de outubro de 2017.

BRASIL, Guia Prático do Cuidador. Série A. Normas e Manuais Técnicos, 2008.

CAMPOS, Eugenio Paes. Quem cuida do cuidador? Uma proposta para os

profissionais da saúde , 2ª ed. Teresópolis: Unifeso; São Paulo: Pontocom, 2016.

COHEN, Claudio; GOBBETTI Gisele Joana. Bioética e saúde mental dos profissionais de saúde, in Trabalho e saúde mental dos profissionais da saúde, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, p. 27- 35, 2015.

MEDEIROS, Melissa A. Vieira de. et. al. Saúde mental de psicólogos trabalhadores na saúde pública: um estudo a partir de Dejours e Freud. Disponível em < http://www.estudosdotrabalho.org/texto/gt6/saude_mental.pdf> acesso em 15 de outubro.

MEZZOMO, Augusto Antonio. Et. al. Fundamentos da humanização hospitalar: uma versão multiprofissional. Ed. Local, 2003.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, Relatório sobre a saúde no mundo – Saúde Menta: Nova concepção, nova esperança. Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde, 2001.

PAPARELLI, Rosélia Bezerra et. al. Psicólogos em Formação: Vivências e Demandas em Plantão Psicológico. Psicologia Ciência e Profissão, vol. 27, núm. 1, 2007, pp. 64-79, 2007.

SENÇO, Natasha Malo de. et. al. A saúde mental dos profissionais de saúde, in Trabalho e saúde mental dos profissionais da saúde, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, p. 143- 155, 2015.

SILVA, Elisa Alves da; COSTA, Ileno Izídio da. Saúde mental dos trabalhadores em saúde mental: estudo exploratório com os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial de Goiânia/GO. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 83-106, jun. 2008.

SOUZA, Marcela Tavares de. et. al. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein,

(1 Pt 1):102-6, 2010. TEIXEIRA, Ana Carlota Pinto. et. al. Inventário SF36: avaliação da qualidade de vida dos alunos do Curso de Psicologia do Centro UNISAL – U.E. de Lorena (SP). PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, Vol. 3, nº 1, pp. 16-27, 2002.

TIRCH, Dennis; NEFF, Kristin. Self-Compassion and ACT. Disponível em acessado em 20 de outubro de 2017.

XAVIER, Luanna Pereira de Lima Carvalho; DALTRO, Mônica Ramos. Reflexões sobre as práticas de autocuidado realizadas por psicólogos (as). Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 4(1): 50-58, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde