CORRELAÇÃO ENTRE COMPONENTES DA TÉCNICA DO NADO CRAWL EM ESCOLARES

Matheus Bolzan Martins, José Luciano Benites de Vargas, Marcos Franken

Resumo


A análise do desempenho motor no meio aquático é de fundamental importância para professores e pesquisadores interessados em testar e classificar indivíduos, com finalidades pedagógicas ou para investigações científicas. Em geral, o teste serve também para classificar o nível de aprendizagem do aluno, dando ao professor a fiel possibilidade de identificar os elementos positivos da mudança na capacidade de executar movimentos e de detectar os frágeis aspectos relacionados ao desempenho da habilidade motora que se está enfocando. O objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre componentes da aprendizagem com o desempenho motor do nado crawl em escolares. A amostra foi formada por dez sujeitos de ambos os sexos com idade média de 09 a 11 anos, participantes do projeto de extensão de Natação Escolar da Escola da URI. Foram realizadas análises dos componentes do nado crawl. Para análise do nado crawl, foi utilizado o teste de desempenho motor do nado crawl. Destaco como resultados, entre os principais achados deste estudo houve correlação significativa positiva entre a fase propulsiva dos braços, respiração e sincronização em relação a soma total. Também houve correlação significativa negativa entre respiração e soma total em relação ao tempo percorrido em 10 metros. Em relação a classificação de aprendizagem, os indivíduos foram classificados quanto ao estágio avançado, pois obtiveram uma média de pontuação de desempenho de 20,9 ± 3,51.


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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde