APRENDIZAGEM LÚDICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO BÁSICA E INICIAL DE PROFESSORES NO ENSINO DA BOTÂNICA

Bruna Mainel Almeida, Lucca Padilha Borges, Guilherme da Silva Garai, Mariane Paludette Dorneles

Resumo


A predominância do ensino teórico está enraizada na vivência do acadêmico. Atitude que acaba limitando o rendimento, impedindo-o de se aventurar por novos horizontes dentro dos conteúdos a serem estudados. Sendo assim, a busca por uma aprendizagem significativa através de metodologias que despertem atenção e interesse dos alunos, se tornou uma necessidade para o ensino. As atividades lúdicas se tornam um recurso efetivo e importante nesse processo, motivando e despertando a curiosidade dos alunos, além de trabalhar o cooperativismo e as relações sociais. Portanto, este trabalho vem expor como se procedeu a elaboração de um jogo didático no qual visa justamente estimular a interação do aluno com o conteúdo abordado, proposto como atividade da disciplina de Botânica Sistemática. O jogo em questão foi desenvolvido por alunos do quarto semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Ritter dos Reis de Porto Alegre. O jogo elaborado foi intitulado como “Cara a cara botânico”. Para confecção, foram construídos dois tabuleiros, doze cartas de adivinhação contendo os aspectos ecológicos e morfológicos de cada família, doze cartas contendo imagens das famílias selecionadas e um manual contendo todas as regras. O objetivo é auxiliar os alunos do ensino básico no processo de ensino- aprendizado de Botânica. Colocando a atividade em prática, foi possível perceber a facilidade de compreensão dos alunos com o conteúdo abordado ao relacionarem características com imagens, num processo de competição sadia, onde os jogadores necessitavam dos conhecimentos compartilhados, ajudando-os uns aos outros através de discussões, para então chegarem numa resposta única. Com isso, conclui-se que o jogo elaborado pode ser utilizado como recurso alternativo para as aulas de botânica, pois contribui para a construção de uma aprendizagem significativa dos alunos. Mas sendo sempre necessário que o professor busque adaptações necessárias para as diferentes turmas onde o jogo será aplicado.


Texto completo:

PDF (Português-Brasil)

Referências


Nóvoa, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación. 2009; v. 350: p. 203-218.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília DF: MEC, SEB, DICEI, 2013; 562p. ISBN: 978-857783- 136-4.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Moreira MA. O que é afinal Aprendizagem Significativa? Revista Qurriculum, La Laguna, Espanha. [Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá/MT, 23 de abril de 2002]. 2012. Disponível em:<http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Aprendizagem- significativa-Organizadores- pr%C3%A9vios-Diagramas- V-Unidades- de-ensino- potencialmente-significativas.pdf#page=5Acesso[2017 dez 6]

Rodrigues D, Rodrigues L. Formação de Professores e Inclusão: como se reformam os reformadores?. Educar em Revista. 2011; n. 41.

Pedroso CV. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em mómódulo didático. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IX. 2009.

Silva TMD, Vargas PL. O lúdico e a aprendizagem da pessoa com deficiência visual. Revista da Pós-graduação: Desafios Contemporâneos. 2014; 1(1)

Jesus J, Neres JN, Dias VB. JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO. Revista da SBEnBio. 2014; Número 7.

Falkembach GAM. O lúdico e os jogos educacionais. Mídias na Educação. In: CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS. 2006. Disponível em: 

<http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf> [2017 dez 6]

Zanon DA, Guerreiro MA, Oliveira RC. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição. 2008; v. 13, n. 1, p. 72-81.

Campos LML, Bortoloto TM, Felício AKC. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino. São Paulo (SP): 2003; v. 47, p. 47-60

Kishimoto TM. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Espacios en Blanco Serie Indagaciones. 2014; 24(1):81-106.dulo didático. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IX. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde