REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO BÁSICA

Raphaelly Machado Felix, Ariadine Rodrigues Barbosa, Phillip Vilanova Ilha, Susane Graup

Resumo


A Educação Física (EF) vem ocupando nas duas últimas décadas um importante espaço junto à saúde pública, sendo contemplada em diversos contextos do Sistema Único de Saúde (SUS). Este fato, ampliou a implementação de políticas públicas que facilitam o acesso à prática da atividade física (AF). Entretanto, o reconhecimento do Profissional de Educação Física (PEF) no campo da saúde ainda está sendo conquistado. Estudos comprovam os benefícios da prática regular de AF na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e para o bem estar integral do indivíduo. Diante do exposto o objetivo deste estudo é propor uma reflexão sobre os desafios, barreiras e facilitadores de inserção do PEF junto à atenção básica. É evidente que a percepção do usuário ainda encontra-se enraizada na cultura tradicional do atendimento assistencial, preterindo a promoção e prevenção, justamente os pontos fortes de atuação do PEF. As maiores barreiras estão associadas à oferta de espaços físicos adequados à prática de AF nas unidades, assim como a percepção da sociedade sobre os serviços de saúde pública. É possível ainda, perceber que as equipes de saúde apresentam uma visão limitada das ações do PEF, muitas vezes subutilizando este profissional. Com base na literatura é possível concluir que é preciso agir na prevenção das doenças através de hábitos de vida saudáveis e repensar a própria formação do PEF, visando incitar novos olhares sobre o campo da EF para fortalecer suas interfaces com a saúde coletiva, estreitando o diálogo com outras áreas de conhecimento.


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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde