DESEMPENHO MOTOR DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO

Kessketlen Alves Bezerra, Rosa Luzia Mileo, Eva Vilma Alves, Rodrigo Ghedini Gheller

Resumo


O objetivo do presente estudo foi analisar e comparar os níveis das fases maturacional das habilidades motoras fundamentais que estão os alunos de 6 e 7 anos de ambos os gêneros do ensino fundamental de escolas Públicas e Escolas Particulares de Manaus. Foram avaliados 161 alunos sendo 81 de duas Escolas Públicas e 80 de três escolas Particulares. Foram realizados três testes de habilidades motoras fundamentais básicas: estabilizadora (caminhada direcionada), locomotora (salto em distância) e manipulativa (arremesso por cima). Em cada teste foi realizado permitido três tentativas, sendo realizadas as filmagens dos testes para posterior análise. Para tabulação dos dados foi considerada apenas a melhor tentativa para cada teste avaliado em vídeo. As crianças foram classificadas por estágios de maturidade, em estágio inicial, elementar e maduro da fase das habilidades motoras fundamentais, de acordo com os critérios motores obtidos pelo programa Fundamentals Motor Skills. Pode-se observar no presente estudo que as crianças tanto das Escolas Públicas quanto das Escolas Particulares apresentam níveis de habilidades motoras semelhantes em relação à caminhada direcionada, porém para a habilidade motora de arremesso por cima e salto em distância as crianças das escolas Públicas tiveram um desempenho melhor comparado às crianças das escolas Particulares, porém as crianças de ambas escolas se encontram com atraso motor, com isso, não podemos afirmar com convicção qual o motivo do atraso motor das crianças de ambas as Escolas.

 

Palavras-chave: Educação Física, escolares, habilidade motora.

 

 


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Referências


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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde