AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO AO MANEJO DA AVULSÃO DENTÁRIA EM CRIANÇAS

Alessandra Menegotto, Camila Scatena, Joanna Tatith Pereira, Stefanie Bressan Werle, Renata Schlesner de Oliveira

Resumo


Objetivo: avaliar o conhecimento dos professores de escolas públicas estaduais de ensino fundamental de Caxias do Sul/RS quanto ao manejo de avulsão dentária em crianças. Métodos: este estudo observacional transversal foi conduzido para amostra de professores de 30 escolas públicas estaduais. As informações foram coletadas a partir de um questionário contendo 15 questões objetivas para análise do conhecimento dos professores quanto à avulsão dentária. Os questionários foram diretamente entregues nas escolas por meio impresso. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva, por meio de números absolutos e percentuais. Resultados: das 30 escolas convidadas a participar do estudo, um total de 28 (93,33%) aceitaram. Assim, 480 professores receberam o questionário para participação na pesquisa. Destes, 224 (46,55%) responderam e retornaram o questionário. Quanto a se considerar capaz de reposicionar um dente permanente de volta ao seu lugar, 179 professores (79,9%) relataram não ter conhecimento ou prática para isso. Trinta e oito professores (17%) não sabiam que um dente avulsionado pode ser reimplantado. Sete participantes se consideraram capazes de fazer o reimplante (3,1%). Vinte por cento dos professores reimplantariam um dente avulsionado em caso de trauma dentário de um aluno na escola. Um total de 206 professores (92%) não se considera preparado para socorrer um aluno que sofreu avulsão dentária. Conclusão: frente a esses resultados, conclui-se que a maioria dos professores participantes não possui conhecimentos sobre os procedimentos para atendimento imediato em casos de avulsão dentária. Dessa forma, apontando a necessidade da implantação de campanhas educativas no ambiente escolar.


Texto completo:

PDF (Português-Brasil)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde