COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO USO DAS TECNOLOGIAS E DA INTERNET NOS SERVIÇOS BANCÁRIOS DE CAPÃO DA CANOA

William Souza da Silveira, Daniela Burkhard

Resumo


O estudo tem como objetivo a identificação dos motivos aos quais usuários da rede bancária resistem à utilização dos serviços ofertados através do uso de tecnologias e da internet para movimentações bancárias. Identificou se após acompanhamento diário dentro da agência analisada que os usuários ainda se deslocam presencialmente até lá para realizar serviços atualmente já modernizados, o que despertou interesse em analisar este público e após revelou-se em um percentual considerável, a partir dos dados identificados durante os questionários que foram aplicados em clientes de determinado banco localizado na cidade de Capão da Canoa, Litoral Norte (RS). Nesse sentido, para retratar a importância de se modernizar quanto ao uso de novas ferramentas, Kenski (2015) identificou que para que a sociedade continue evoluindo há necessidade de ampliar novos conhecimentos para transformação de uma população mais inteligente. O método utilizado de coleta de dados foi pesquisa de campo com uso de questionários em um total de trinta e um usuários do serviço, buscando entender o comportamento desses consumidores e assim apresentar soluções que possibilitem acesso público para as modernidades tecnológicas em serviços bancários. Como conclusões preliminares, identificou-se que o bom atendimento presencial da agência em estudo traz um conforto ao cliente em não buscar as novas alternativas que possibilitam seu autoatendimento, no entanto um percentual relativamente alto apresentou-se conhecedor dos serviços e com possibilidade de iniciação na sua utilização, restando assim, a oportunidade de melhoria para o serviço bancário no acesso as tecnologias com a qualificação dos consumidores.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Tecnologia. Internet.

 


Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS-BRASIL)

Referências


BLANCO, Elias; SILVA, Bento – Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, Origens, Evolução, Áreas de Intervenção e Investigação – Revista Portuguesa de Educação, 1993, 37-55, Universidade do Minho.

CASTELLS, Manuel, 1942 – A sociedade em rede; tradução: Roneide Venâncio Majer; atualização para a 6ª edição: Jussara Simões – (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1) São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel, 1942 – A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade / Manuel Castells; tradução Maria Luiza de X. de A. Borges; revisão técnica Paulo Vaz. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

CHURCHILL, Gilbert A. – Marketing criando valor para os clientes / Gilberto A. Churchill, Jr.; J. Paul Peter; tradução Cecília C. Bartalotti (Capítulos 1-15), Cid Knipel Moreira (Capítulos 16 ao final); revisão técnica e atualização Valesca Persch Reichelt. 3º ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

COBRA, Marcos, 1940. Administração de marketing no Brasil / Marcos Cobra. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 4ª reimpressão.

COMER, Douglas E. - Redes de computadores e Internet: abrange transmissão de dados, ligação inter-redes e web – Porto Alegre, RS. Editora Bookman, 2001.

FARIAS, Salomão Alencar de – Marketing online: o consumidor na internet / organizador Salomão Alencar de Farias, - Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

FILHO, Candido Ferreira da Silva; SILVA, Lucas Frazão – Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento – Campinas, SP. Editora Alínea, 2013, 2ª Edição.

HAIR Jr, Joseph F. – Fundamentos de métodos de pesquisa em administração / Joseph F. Hair Jr., Barry Babin, Arthur H. Money e Phillip Samuel; tradução Lene Belon Ribeiro. – Porto Alegre: Bookman, 2005.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Número de Moradores Cidade de Capão da Canoa. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=430463&search=rio-grande-do-sul%7Ccapao-da-canoa%7Cinfograficos:-dados-gerais-do-municipio. Acesso em: 15-07-2015.

JANAL, Daniel S. Como fazer marketing na internet: como anunciar, promover e vender produtos e serviços na Internet e nos serviços de informação on line/ Daniel S. Janal; tradução Cláudio Costa. Rio de Janeiro: Infobook, 1996.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação – Campinas, SP: Paripus, 2015. (Coleção Paripus 2015).

PINHEIRO, Roberto Meireles – Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado / Roberto Meireles Pinheiro, Guilherme Caldas de Castro, Helder Haddad Silva, José Mauro Gonçalves Nunes. – 3 ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. – Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso / Sylvia Maria Azevedo Roesch; colaboração Grace Vieira Becker, Maria Ivone de Melo. – 3ª ed. – 8. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2013.

SAMARA, Beatriz Santos – Comportamento do consumidor: Conceitos e casos / Beatriz Santos Samara, Marco Aurélio Morsch. – SP: Prentice Hall, 2005.

SILVA, Reinaldo O. da – Teorias da Administração / Reinaldo O. da Silva – São Paulo: Person Prentice Hall, 2008.

SOLOMON, Michael R. – O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo/ Michael R. Solomon; tradução: Luiz Claudio de Queiroz Faria; revisão técnica: Salomão Farias. – 9º edição – Porto Alegre: Bookman, 2011.

TURBAN, Efraim. Administração de tecnologia da informação: teoria e pratica/ Efraim Turban, R. Kelly Rainer, Richard E. Potter; tradução de Daniel Vieira. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

ZUFFO, João Antonio – A sociedade e a economia no novo milênio: os empregos e as empresas no turbulento alvorecer do Século XXI, livro 1: a tecnologia e a infossociedade. – Barueri, SP: Manole, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Gestão Premium - Centro Universitário Cenecista de Osório/UNICNEC