ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTOS: O CASO DE UMA EMPRESA METALÚRGICA

Daniel Klein, Ana Paula Ferreira Alves

Resumo


Em virtude do aumento concorrência, é imprescindível uma boa gestão interna de custos. Assim, a gestão de custos se consagra como fundamental para a sustentação da competitividade, administrando custos empresariais e fazendo deste gerenciamento um diferencial competitivo. Nesse contexto, o estudo objetiva analisar o processo de implantação de um sistema de custos em uma empresa metalúrgica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com colaboradores da Metalúrgica X. Os resultados indicam a importância da implantação do sistema de custos frente às mudanças do mercado e da economia. Ainda, demonstram que o envolvimento e comprometimento são essenciais para alcançar os objetivos dessa implantação. O custeio absorção e de centro de custos e departamentos foram os métodos de custeio identificados como os mais adequados para a implantação na empresa estudada. Por fim, verificou-se que ainda faltam ajustes de controles para efetivar totalmente o processo de implantação.

 Palavras-chave: contabilidade de custos; gestão de custos; sistemas de custos; implantação.


Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS-BRASIL)

Referências


AMORIS, Edna de Fátima. Implantação de Sistema de Custo em pequenas empresas. Birigui, SP; (s/n) 2007. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis. Centro de Ensino Superior de Birigui – Faculdade Birigui, 2007.

BEULKE, Rolando; BERTÓ, Dalvio José. Gestão de Custos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

CALLADO, Antônio Cunha; CALLADO, Aldo Cunha; ALMEIDA, Moisés; MIRANDA, Luiz. Caracterizando Aspectos Sistema de Informação Contábil na Gestão de Custos. Revista Brasileira de Custos, 2007.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, Curitiba, n.24, p.213-225, 2004.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade Gerencial. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1998

KÜLZER, Luise Adriana; LIMA, Jose Donizetti de; ADAMCZUCK, Gilson; TRENTIN, Marcelo Gonçalves; PESSA, Sergio Luiz Ribas. Implementação de Sistema de Custos – Estudo de Caso Indústria Metalúrgica de Pequeno Porte. Revista Enegep, Rio de Janeiro, 2008.

LACERDA, Dayana; GOMES, Thaiane. Contabilidade de Custo, Financeira e Gerencial. EBAH, SP, 2011. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe0T8AI/contabilidade-custo-financeira- gerencial. Acesso em 24/02/15

LEONE, George S. G. Curso Contabilidade de Custos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LUNELLI, Reinaldo Luiz. A Importância da Controladoria. Portal da Contabilidade. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/importancia- controladoria.htm. Acesso em 25/02/2015

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTIN, Nilton Cano. Da Contabilidade à Controladoria: a Evolução Necessária. Revista Contabilidade & Finanças, USP, São Paulo, n.28, p.7-28, 2002.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PORTAL DE CONTABILIDADE. História da Contabilidade Gerencial. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm . Acesso em 11/02/2015.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade de Custos. São Paulo: Saraiva, 2003.

POMPERMEYER, Cleonice Bastos. A influência de fatores organizacionais nos aspectos práticos dos sistemas de gestão de custos. Florianópolis, 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004.

POMPERMEYER, Cleonice Bastos. Sistemas de Gestão de Custos: Dificuldades na Implantação. Revista FAE, Curitiba, v.2, n.3, set/dez, p.21-28, 1999.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Fácil. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002

SANTOS, Paloma Ribeiro dos; BARRETO, Denise Nunes Sodré; MELO, Isis Dutra de; RIBEIRO, Alcimar das Chagas. Verificação do Papel dos Custos como sistema Gerencial em uma Empresa do setor Sucroalcooleiro. Revista ABEPRO, São Paulo, out/2010.

SILVA, Andressa H.; FOSSÁ, Maria I.T. Análise de Conteúdo: Exemplo da Técnica para Análise de Dados Qualitativos. Revista EnEPQP, Brasília/DF, nov/2013. Disponível em: www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/...2013/2013_EnEPQ129.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Gestão Premium - Centro Universitário Cenecista de Osório/UNICNEC