O além-do-homem nos aforismos de Zaratustra: uma reflexão dialógica

Lucas Innocente Teixeira

Resumo


Nos contornos enunciativos do programa crítico da moral ocidental, o pensamento nietzschiano lançará uma proposta de significado à vida, onde o sujeito avança de uma situação passiva e periférica na condição humana, para reconhecer seu protagonismo criador na existência. Através de uma leitura instrumentalizada pelo Dialogismo e Enunciado de Bakhtin, percorreremos o discurso hermético de Zaratustra, com sua linguagem alegórica-aforismática, onde estará projetada a forma superada para além do humano, o meio de vida que representará o sentido sobre a terra, uma pluralidade silenciosa de sentidos. (DELEUZE, 1976, pág. 6).

Palavras-chave


Análise do Discurso, Bakhtin, Crítica Moral, Nietzsche

Texto completo:

PDF [PORTUGUÊS BRASIL]

Referências


Referências

BAKHTIN; Mikhail. O enunciado como unidade da comunicação discursiva. Diferenças entre essa unidade e as unidades da língua. In: Estética da criação verbal. 6º edição. Martins Fontes. 2011.

BAKHTIN; Mikhail (VOLOCHINOV; V. N.). Teoria da Enunciação e Problemas Sintáticos. In: Marxismo e a filosofia da linguagem. Editora HUCITEC. 1988.

DELEUZE; Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Editora Rio. 1976.

GILES; Thomas Ransom. Friedrich Wilhelm Nietzsche: O super-homem e o eterno retorno. In: História do existencialismo e da fenomenologia. EDUSP. 1975.

MACHADO; Roberto. Zaratustra, tragédia nietzschiana. 3ºed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.

NIETZSCHE; Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras. 2011.

NIETZSCHE; Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras. 2011.

SLOTERDIJK; Peter. O quinto “evangelho” de Nietzsche. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 EnsiQlopédia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.