A hora da leitura na aula de Língua Portuguesa: uma experiência possível no Ensino Fundamental

Daniela dos Santos Salazar

Resumo


Resumo:

 

Diante de todas as discussões acerca de estratégias que buscam uma formação de qualidade para os alunos, é importante destacar que a leitura ocupa um lugar de muita importância para o aprimoramento da competência linguística dos alunos. Cabe mencionar a necessidade de oferecer aos alunos diferentes gêneros textuais, como instrumentos importantes e necessários para a formação não só linguística, mas também cultural. Diante disso, questiona-se: como estimular o hábito da leitura nos alunos do ensino fundamental, séries finais? Desse modo, durante este percurso investigativo, destacam-se as contribuições de alguns autores a fim de buscar possíveis respostas para o questionamento, bem como os resultados observados a partir de uma prática de leitura semanal que ocorre em uma escola estadual, em particular, na cidade de Torres/RS. No decorrer do 1º trimestre, os alunos do 8º e 9º anos, acompanhados de suas respectivas professoras de Língua Portuguesa, fizeram uso de um horário de 50 minutos para a prática da leitura de diferentes tipos de textos e autores. Durante essa prática, foram usados livros do acervo da escola, textos trazidos para a aula pelos próprios alunos e pelas professoras. Ao final de cada momento de leitura, os alunos produziram uma ficha de leitura com a finalidade de registrar o título da obra, o autor, ano de publicação, tipo de texto e resumo do material lido. Trata-se de uma prática de leitura semanal que continuará durante os próximos anos. Assim, destaca-se no projeto que o grupo de professoras de Língua portuguesa, do ensino fundamental, séries finais, tem realizado até então, os seguintes objetivos: a) oferecer aos alunos um ambiente de leitura de qualidade, com a presença efetiva de diferentes gêneros textuais; b) despertar nos alunos o hábito saudável da leitura; c) desenvolver as competências necessárias para interpretação e produção textual.

 

 

 


Palavras-chave


leitura; ensino fundamental; língua portuguesa.

Texto completo:

PDF [Português Brasil]

Referências


BARBOSA, Begma Tavares. Língua e Literatura em Práticas de formação de Leitor. In: Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: o trabalho com os diferentes gêneros textuais na sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas : ano 03, unidade 05 .Brasília : MEC, SEB, 2012.

Brasil. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília : MEC/SEF, 1999.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria & prática. 6 ed. Campinas, SP: ed. pontes, 1998.

MENEGOLLA, Maximiliano e SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1993.

PIAGET, Jean. Formação do Símbolo na Criança: Imitação, Jogo, Sonho e Representação. Trad. Por Álvaro Cabral, 2.ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 EnsiQlopédia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.