Apresentação

Cristina Maria de Oliveira

Resumo


A vida acadêmica torna-se desafiante quando se mergulha no campo investigativo. Ações como: ler, observar, dialogar, comparar, analisar, discutir, selecionar, descrever e sugerir se tornam uma constante; enfim, potencializa-se a curiosidade em torno de um chamado objeto de estudo, enquanto se usufrui momentos de compensação no encontro de ideias e de confrontos ante suas divergências... Mas, afinal, o que resulta desse enfrentamento científico? A impossibilidade de conceber respostas únicas e de construir certezas permanentes. O contrário decretaria a inércia na constante busca por novos saberes. A ausência de divergências não sustentaria a concepção de avanços na construção do conhecimento. E mais: é preciso ter coragem de começar!

Nesta edição, caro leitor, constituída de artigos e ensaios acadêmicos, você encontrará o registro de resultados finais e parciais de diversos estudos investigativos, desenvolvidos por acadêmicos do curso de Letras da UNICNEC, além de produções de outros profissionais no complexo campo das linguagens múltiplas. Em especial, os autores iniciantes assumiram sua postura de investigadores, socializaram seus comentários colaborativos à tessitura do rizoma (Deleuze; Guattari, 2010) que deve se fortalecer na interação com outras certezas ‘incertas’. Poderiam ser outros os caminhos? Sempre é possível! Mas é preciso começar! Navegaram em meio a teorias discursivas que, no momento do estudo, pareceu-lhes suficiente. Talvez você tenha outros nomes a acrescentar; ou até discorde de algumas aproximações teóricas estabelecidas. Se isso acontecer, houve alcance do objetivo: no decorrer do processo, dialogar e interagir com profissionais da mesma área de formação acadêmica.

Sugere-se, pois, a você leitor, que mantenha o contato conosco. Estaremos alertas e receptivos à sua produção. A revista EnsiQlopédia, uma vez mais, traz oportunidade à socialização de produções de múltiplas linguagens. Estima-se que você faça uma leitura significativa.

Profª Drª Cristina Maria de Oliveira

Editora-chefe da Revista EnsiQlopédia

1905.cristinaoliveira@cnec.br


Palavras-chave


Leitura, escrita, letramento, aquisição de L2, literatura, língua portuguesa

Texto completo:

PDF [Português Brasil]

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 EnsiQlopédia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.