Propostas pedagógicas no RS: uma análise discursiva dos documentos de 1989 E 2011

Debbie Mello Noble

Resumo


Neste trabalho, buscamos analisar discursivamente duas propostas pedagógicas elaboradas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, sendo uma do ano de 1989, período da redemocratização do País, e a outra do ano de 2011, que estabelece a Reforma do Ensino Médio. Com esta análise, objetivamos desvelar suas condições de produção a fim de verificar de que forma tais propostas se entrelaçam discursivamente e produzem sentidos. Para este propósito, buscaremos apoio na Análise do Discurso de linha francesa, mobilizando noções como Ideologia, Formações Ideológicas e Aparelhos de Estado, pensadas a partir do proposto por Michel Pêcheux e Louis Althusser.

Palavras-chave


Propostas Pedagógicas, Ideologia, Análise do Discurso.

Texto completo:

PDF [PORTUGUÊS BRASIL]

Referências


ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. In: ZIZEK, Slavoj. Um Mapa da Ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

______. Sobre a reprodução. Petrópolis: Vozes, 1999.

AXT, Gunter. A constituinte de 1989: História da Constituição dos Gaúchos. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do RS, 1999. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2014.

CARDOSO, Sílvia Helena Barbi Cardoso. Discurso e ensino. Belo horizonte: Autêntica, 1999.

CHINI, Marli Aparecida de Lima. A construção pedagógica dos anos 80 e 90 (do século xx) no Brasil e no estado do Paraná: o currículo básico para a escola pública do estado do Paraná e os parâmetros curriculares nacionais. Seminário Nacional, Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel, PR, 2011. Disponível em: http://cacphp.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Educacao/eixo1/46marliaparecidadelimachini.pdf. Acesso em: 09 set. 2014.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Campinas: Editora Unicamp, 2009.

______. Análise Automática do Discurso (1969). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1993.

______; Fuchs, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: Atualização e Perspectivas (1975). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1993.

RIO GRANDE DO SUL. Proposta Pedagógica de 1989. Porto Alegre: SEDUC, 1989.

______. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Porto Alegre: SEDUC, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2014.

VASCONCELLOS, Rita Magna de Almeida Reis Lôbo. Brasil Alfabetizado! A educação mudando o Brasil: uma abordagem discursiva. 182 fls. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.

ZANDWAIS, Ana. Diretrizes Curriculares sobre o Ensino Médio: a interdiscursividade entre dois planos nacionais de educação. In: SANTOS, Josalba Fabiana dos; OLIVEIRA, Sheila Elias de (Orgs.). Mosaico de Linguagens. Campinas: Pontes, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 EnsiQlopédia

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.