Uma viagem por Ler, Pensar e Representar, os meandros e os caminhos de uma expedição do teatro na escola

Henrique Leal

Resumo


O presente artigo tem por fio condutor ideias e princípios de construção de conhecimento, a partir da pratica estética e epistemológica em Arte-Educação como busca de uma investigação artística/pedagógica pela experiência vivida em uma escola na zona rural do Litoral Norte gaúcho. O texto, que traz metáforas de uma aventura náutica como indutor poético da leitura, evidencia e verifica o problema detectado em sala de aula e que desencadeia o projeto da oficina de teatro do Turno Integral desta mesma escola, intitulado: Ler, Pensar e Representar: o Teatro na Escola. O artigo traz à luz como se deu o processo de criação e execução do projeto, bem como analisa e estabelece reflexões sobre os métodos de ensino utilizados, dialogando com os teóricos onde os principais são: Jorge Larrosa, Paulo Freire, João Francisco Duarte Jr., Taís Ferreira e Mirna Spritzer. Ao longo da narrativa o texto evidencia uma ação pedagógica em arte-educação em que a leitura, o pensar e o representar estão em evidência, caminhando pedagogicamente juntas com a realidade dos estudantes. O artigo verifica os desafios contidos nesta prática docente, e como os estudantes tornaram-se protagonistas da produção do saber. Trata-se de uma produção teórica sobre a prática, em que as duas abordagens entram em ressonância e em atrito, no que tange os processos de investigação da escola.


Palavras-chave


Arte-Educação, Ensino de Teatro, Docência.

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