APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PROJETOS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FACULDADE CNEC SANTO ÂNGELO

Bruna Comparsi, Maiara Kaim, Graciéli Aparecida Antunes

Resumo


A proposta pedagógica atual na formação de profissionais da saúde apresenta-se em um contexto de conexão entre o docente, o estudante e o conhecimento, cabendo ao professor principalmente a tarefa de direcionar e simplificar as experiências e o processo de aprendizagem, tornando o aluno o principal agente de seu aprendizado. Tomando a perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, o objetivo deste artigo foi descrever o processo de implementação de metodologias ativas na formação em saúde a partir da execução de um Projeto Integrador (PI).  Para o desenvolvimento da atividade utilizou-se o diagrama denominado Método do Arco por Charles Maguerez, no qual observou-se a realidade a partir de temas relacionados a saúde e a Biomedicina. A metodologia da Problematização (MP) é uma estratégia que possibilita a formação crítica e reflexiva dos estudantes, despertando a autonomia individual e tornando-os capazes de se aproximar e modificar a realidade social, a partir de uma situação-problema. Constatou-se que a implantação da metodologia problematizadora para o projeto integrador, proporcionou o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o Biomédico, como a aproximação com às várias necessidades em saúde das pessoas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CNEC Educação



ISSN 2595-8364