INOVAÇÃO PELA ABORDAGEM DESIGN THINKING: UM ESTUDO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Daniel Lima de Oliveira, João Lucas Fontanive Crippa, Josué Balbinot, Lucas Bin, Vanderlei Salla, Paula Patricia Ganzer

Resumo


Os grupos pesquisados criaram novos empreendimentos inovadores através da abordagem do Design Thinking. A pesquisa teve por objetivo analisar as propostas de inovação desenvolvidas pela abordagem do Design Thinking, com foco no empreendedorismo. A metodologia utilizada possui abordagem quantitativa e qualitativa, quanto aos objetivos, se caracteriza como exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos técnicos, se classifica como estudo de caso e quanto às técnicas, utilizou a análise de conteúdo. A pesquisa teve como objeto de estudo, os projetos resultantes da aplicação do Projeto Integrador de alunos dos cursos de gestão de uma instituição de Ensino Superior, localizada na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul. Observou-se que os grupos conseguiram criar novos negócios juntando teoria e prática, utilizando-se de literaturas clássicas e atuais. Conclui-se que a teoria é de suma importância na construção de novos negócios, servindo de base para os mesmos. Os grupos atingiram as necessidades do seu público alvo obtendo assim êxito tanto em inovação como em empreendedorismo.


Palavras-chave


inovação. Design Thinking. empreendedorismo. projeto integrador.

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