A CONSTRUÇÃO DE BLOG COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA
Resumo
Esta pesquisa busca saber em que medida o blog pode se constituir em instrumento de mediação e significação no processo de construção das habilidades de leitura e escrita na escola, visando à prática de letramentos múltiplos. A pesquisa é de caráter qualitativo. Os alunos respondem a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas sobre o processo de escrita antes e após a criação dos blogs. Será feita Análise Textual Discursiva dessas escritas, com base em Morais & Galliazzi (2007). Trata-se tanto de blogs pessoais quanto de um blog constituído como espaço de interlocução e publicação dos textos produzidos pelos alunos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha (SA), com o objetivo de ampliar as possibilidades de leitura e escrita e, em consequência, de exercício da cidadania.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, M. (2010) “Estética da Criação Verbal”. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MARCUSCHI, L. A. (2008) “Produção textual, análise de gêneros e compreensão”. São
Paulo: Parábola.
MORAIS, R. (2003) “Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise
textual discursiva”. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211.
MORAIS, R. & Galliazzi (1997) “Análise Textual Discursiva”. Ijuí: Editora da Unijuí,
ROJO, R. (2009) “Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social”. São Paulo, Parábola
Editorial.
SOARES, M. (1998) “Letramento – Um tema em três gêneros”. Belo Horizonte:
CEALE/Autêntica.
VIGOTSKI, L. V. (2207) “A formação Social da Mente”. São Paulo: Martins Fontes.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CNEC Educação
ISSN 2595-8364