A importância da disseminação da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carolina Dione Jacinto, Carlos Roberto Nascimento, Juscelino de Almeida Junior, Marcello Soares

Resumo


Ao ingressar na escola as crianças possuem diferentes níveis de saber adquiridos no convívio social e familiar. Essa miscigenação do conhecimento faz com que a metodologia de ensino se torne complexa e de extrema importância na vida da criança. É notório a importância que o domínio matemático tem para uma sociedade. Assim o presente estudo consistiu em buscar estratégias que melhorem e facilitem a aprendizagem voltada a matemática. Diversas metodologias de ensino são analisadas. Problemas clássicos, conceitos e regras são desmistificados. Por fim, fica clara a importância do uso de estratégias, recursos ou metodologias adequadas para que a matemática se torne interessante para os alunos.

Palavras-chave


Ensino da matemática; Estratégias; Anos Inicias do Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF [Português Brasil]

Referências


AGUIAR, Glauco da Silva; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Letramento em Matemática: um estudo a partir dos dados do PISA 2003. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42, p. 1-21, abr. 2012.

AROCA, Armando; CAUTY, André. Dificuldades metodológicas na pesquisa sobre o pensamento matemático indígena e sua educação matemática paradoxal. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 841-860, ago. 2017.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectiva. São Paulo: UNESP, 1999.

BORDENAVE J.D.; PEREIRA A.M.; (Org.) O que é ensinar. Petrópolis: Vozes, 2000.

CAZORLA, Irene Mauricio. (Org.) Metodologia do ensino da matemática. Ilhéus: Editus, 2012.

HENGEMÜLE, Adelar (Org.) Significara educação: da teoria à sala de aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

MACIEL, Paulo Roberto Castos; CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A História do Conceito de Função em Vídeo: uma proposta para a aprendizagem. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 50, p. 1348-1367, dez. 2014.

SOUSA, Cristina; MENDES, Fátima. Aprender a Resolver Problemas no 2º ano do Ensino Básico. Bolema, Rio Claro, v. 31, n, 57, p. 243-265, abr. 2017.

VAZ, Duelci Aparecido de Freitas. PEREIRA, Natália Cristina Souza. Formação do Conceito de Volume nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 799-818, ago. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2595-8364